Como configurar replicação DFSR com PowerShell

Olá amigos, tudo bem?

Recentemente me deparei com um problema na replicação do Windows Server 2012 R2 aonde no momento de criar um grupo de replicação ocorria o erro: “Value does not fall within the expected range”.  Este erro ocoria  no momento de selecionar os servidores que seriam utilizados na replicação.

Mas esse erro não será o tema abordado desta postagem, mas sim como foi feito para contornar esse problema de forma rápida para recriar a replicação.

Sempre é bom ter um diagrama bem definido de como sua replicação está configurada, segue um exemplo:

 

Configurar um grupo de replicação:

Conforme abaixo estamos primeiramente criando o grupo techpoligroup, informando que o nome da pasta a ser replicada será a pasta publico, e por ultimo informaremos o nome dos servidores que vao fazer parte da replicação,srv01 e srv02.

New-DfsReplicationGroup -GroupName techpoligroup | New-DfsReplicatedFolder -FolderName publico | Add-DfsrMember -ComputerName srv01,srv02

Definir conexões e associação:

Neste exemplo, vou configurar a replicação bidirecional entre os dois servidores de arquivos do grupo. Será criado uma parceria lógica entre os computadores de origem e de destino. As parcerias são sempre bidirecionais, a menos que o parâmetro -CreateOneWay seja especificado.

Add-DfsrConnection -GroupName techpoligroup -SourceComputerName srv01 -DestinationComputerName srv02

Definir diretórios da replicação:

Finalmente, ativarei a replicação para as pastas em ambos os servidores usando o cmdlet Set-DfsrMembership, definindo o parâmetro -PrimaryMember como $ true para srv01. Um servidor deve ser designado como o membro primário para cada grupo.

Set-DfsrMembership -GroupName techpoligroup -FolderName accounts -ComputerName srv01 -ContentPath ’C:\shares\publico’ –PrimaryMember $true
Set-DfsrMembership -GroupName techpoligroup -FolderName accounts -ComputerName srv02 -ContentPath ’C:\shares\publico’

Bom amigos, qualquer problema estou a disposição.

You may also like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *